8 de junho de 2018 0 comentários

Professores da Área de Ciências Humanas participaram do I Encontro dos Professores de Filosofia do Cariri

Professores Luis Junior à esquerda e Vinicius Freire à direita

Os professores Luis Junior (História) e Vinicius Freire (História e Filosofia), participaram na noite de ontem da conferência de Encerramento  do I Encontro dos Professores de Filosofia do Cariri, que ocorreu no salão de Atos da URCA e teve como Conferencista, o Professor Dr. Silvio Gallo (UNICAMP) e como mediador o Professor Dr. Carlos Tolovi (URCA).

O Encontro teve como objetivos: 
  • Estimular um espaço de partilha dos saberes e práticas dos professores de Filosofia;
  • Avaliar a atual situação do ensino de Filosofia diante das mudanças em curso nas políticas educacionais no Brasil;
  • Promover maior articulação entre os educadores da área de filosofia, agregando forças em defesa da disciplina na formação dos jovens no Estado do Ceará e no Brasil.
e como público alvo Professores de Filosofia, estudantes de graduação em Filosofia e Pedagogia e Ciências Humanas e público em geral.

A conferência de Encerramento, teve como tema: "Aprender Filosofia como experiência  no pensamento." O Professor Silvio Gallo, problematizou e discutiu com os presentes o significado de "aprender" com suas problemáticas em todas as áreas do conhecimento e posteriormente  trabalhou especificamente o APRENDER FILOSOFIA, a partir de G. Deleuze.
"Foi um momento de importante reflexão e aprendizagem sobre o Ensino de Filosofia", afirmou o Professor Vinicius Freire.
Confiram algumas fotos do evento abaixo:


Professores Silvio Gallo e Carlos Tolovi no salão de Atos na URCA



Professores da EEM Santa Tereza com a Acadêmica em Filosofia Talita Gonçalves ex- aluna da Escola


0 comentários

Mobilização de combate à Dengue

Durante o mês de abril, o estagiário do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri - URCA, Antonio Dantas, realizou várias atividades de mobilização de combate à Dengue na EEM Santa Tereza. 

Todo trabalho foi direcionados aos alunos matriculados nas três séries do Ensino Médio e contaram com aulas expositivas, seminários, gincanas educativas e jogos informativos, etc.

O trabalho se deu durante as aulas de Geografia, sendo supervisionado pela professora Darciene Luna.
0 comentários

Oficinas de fábulas, contos e artigo de opinião.


A leitura tem papel primordial na formação intelectual e crítica do aluno, desenvolvendo suas potencialidades tanto no âmbito escolar, quanto nos fatores básicos para a construção de sua personalidade. 
 
Num período em que há tantos recursos tecnológicos, a leitura fica cada vez mais restrita as pesquisas, informações, jogos e a comunicação on-line, com isso a leitura está sendo relegada a um lugar cada vez menos importante no cotidiano do aluno, fazendo necessário novos encaminhamentos de leitura. Essa produção didática, das oficinas de leitura, pretende desenvolver metodologias para incentivar o hábito de leitura em alunos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio.
 
Neste trabalho foram feita a leitura de forma compartilhada dos contos do “entre jovem- vol. 1 de Língua Portuguesa”, levantar hipóteses acerca dos acontecimentos da história, fazer pesquisas bibliográficas do autor do conto, analisar e interpretar contos, através de leituras e discussões. 

Foram propostos também, trabalhos que identificaram a estrutura desse gênero literário, acrescentando embasamento teórico ao conteúdo que foi abordado e o percurso de construção de seus sentidos propiciados pela leitura dos contos.
 
Ler é compreender melhor o mundo, é o caminho para ampliação da percepção do mundo a nossa volta. A prática constante da leitura na sala de aula é essencial para que os alunos vislumbrem em sua atividade diária a capacidade de transformar a sociedade na qual está inserido.
 
A atividade da leitura favorece, a ampliação dos repertórios de informação do leitor. Por ela, o leitor pode incorporar novas ideias, novos conceitos, novos dados, novas e diferentes informações acerca das coisas, das pessoas, dos acontecimentos do mundo em geral.

Atividade orientada pelo professor Marcos Pereira

Fotos: Professor Reginaldo Venâncio







1 comentários

Seminário de História - Escravidão no Brasil



Entre os séculos XVI e XIX, milhares de homens e mulheres negros perderam sua condição humana ao serem capturados e transformados em mercadoria negociável, através de uma atividade comercial denominada tráfico atlântico, que envolveu sujeitos de três continentes: Europa, África e América, culminando na escravidão negra, da qual o Brasil participou intensamente.

A pequena peça teatral apresentada pelos alunos do 2 ano A tem como objetivo revisitar a história da escravidão no Brasil, através da análise das formas de resistência apresentadas pelos escravizados, desde sua retirada da África, até a formação de quilombos.

Reflete, ainda, as contradições entre os ideais liberais que deram sustentação às lutas por liberdade política e econômica no Brasil e a manutenção da escravidão após a Independência de 1822; bem como, as lutas encabeçadas pelos ex-escravos a partir Abolição, em 1888, na defesa do direito à cidadania e contra o racismo.

A metodologia de pesquisa foi pesquisa bibliográfica, principalmente da obra do Gilberto Cotrim, História global, mas também de outros autores para a história da escravidão e resistência no Brasil, do movimento negro pós-abolição e da questão racial. Parabéns à equipe envolvida nesse trabalho.

Trabalho orientado pelo professor Luis Junior.

Imagens do professor Vinícius Freire.
0 comentários

Seleção de aluno monitor para o LEI


A partir da próxima segunda, 11, até sexta-feira, 15, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de alunos monitores para exercer atividades no Laboratório Educacional de Informática da escola.

O processo é destinado aos alunos da própria instituição, que atuarão no horário de contra turno ao que estão regularmente matriculados. Serão destinadas uma vaga para cada horário de funcionamento da escola.

O estudante selecionado deverá cumprir doze (12) horas semanais e fará jus a uma ajuda de custo no valor mensal de duzentos reais (R$ 200,00), de acordo com a Portaria nº 0901/2018-GAB, publicada no D.O.E. de 06 de junho de 2018.

As inscrições serão realizadas na sede da E.E.M. Santa Tereza, situada à Rua Joaquim Alves Bitú, s/n, Centro, Altaneira-CE, sob a responsabilidade da direção da escola no período de 11 a 15 de junho de 2018, no horário de 13 h às 17 h e das 18 h às 21 h.

O Processo seletivo será composto por 02 (duas) etapas:

a. Primeira Etapa: de caráter eliminatório e classificatório, dar-se-á com a realização de entrevista sobre Conhecimentos Específicos das Novas Tecnologias.
b. Segunda Etapa: de caráter eliminatório e classificatório, será constituída de teste prático de competências de uso das Novas Tecnologias, Atendimento ao Público, Liderança e Organização de Ambientes de Aprendizagem, realizado pela própria escola.

Edital completo e mais informações no site da 18 Crede e na própria escola.

 
;