Durante essa semana foi lançado o primeiro projeto educacional do ano, nas turmas de ensino médio da EEM Santa Tereza, intitulado de Cardápio Literário: Bom apetite!. O referido projeto, idealizado pelo professor e coordenador de área, Wlberlândio Oliveira, será executado pelos professores da área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Marcos Pereira, Ravel Moreira e Valnice Oliveira, sob coordenação do professor Reginaldo Venâncio, contando com o apoio da professora do Centro de Multimeios, Darciene Luna.
O
referido projeto será ofertado aos alunos do 1, 2 e 3 ano e EJA, buscando despertar o gosto pela leitura e oferecendo nas aulas de Língua
Portuguesa um “Cardápio Literário – Bom Apetite”, para ser de forma criativa
degustado pelos alunos e assim como o nome sugere, envolve-los com o melhor
sabor que uma leitura pode proporcionar, quando realizada de forma prazerosa.
Acredita-se que gostar ou não da leitura, tem a ver com a qualidade das interações
daquele que intermedia os encontros com os textos e, também, com as situações
em que as leituras ocorrem.
São
objetivos do projeto:
- Desenvolver estratégias e
procedimentos de leitura eficientes para ensinar os alunos, propondo situações
didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de gêneros diversos
selecionados em função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente;
- Fazer parte de situações sociais de
leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas;
- Buscar informações, selecionar
estratégias de leitura conforme os propósitos específicos;
- Oportunizar aos estudantes o acervo
de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus
conhecimentos e suas capacidades criativas;
- Incentivar o estudante a compreender
e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
- Identificar as características dos
gêneros estudados;
- proporcionar momentos de leituras
individuais e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos
linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com
seu gênero;
- Reconhecer a leitura como uma fonte
essencial para produzir textos e produzir e revisar textos em diferentes
gêneros.
A
metodologia utilizada se deu mediante uma
seleção de variados tipos de literatura, seguindo todo um processo de leituras
vivenciadas ao longo de experiências no ato de alguns leitores e classificadas
em um cardápio, que seguindo um modelo encontrado em restaurantes comuns.
Feitas as adaptações necessárias, será oferecido três tipos de serviços:
Bebidas, Comidas e Doces (entrada, prato principal e sobremesa).
O
aluno com a oferta e o produto, fará a apreciação do que lhe serve e a partir
da sua escolha realizará a leitura de forma prazerosa, afinal, quando é dado a
ele o direito de escolha, a tendência em colhermos bons frutos e ele voltar a
degustar outros produtos tende a ser algo que acontecerá em curto prazo,
afinal, o restaurante precisa estar a cada mês oferecendo outros serviços para
que o cliente (aluno).
Seguem
abaixo registros desse primeiro contato dos alunos com o projeto em si.