4 de março de 2008 3 comentários

Breve História da Escola Santa Tereza

A Escola Santa Tereza foi criada em 1966 como Grupo Escolar. Regida por professoras leigas (muito conceituadas perante a sociedade, mas sem a necessária formação técnica e profissional), chamadas de monitoras e pagas a partir do convênio firmado por força do Plano Nacional de Educação - PNE, como era mais conhecido.
O funcionamento era muito precário e não dispondo de prédio próprio começou a funcionar em prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Altaneira.
Em 1974, surgiram os primeiros contratos oficiais do Estado. Estas novos contratos deram oportunidade para que os serviços educacionais do Grupo Escolar Santa Tereza pudessem ser ampliados. Desta forma, a Escola Santa Tereza foi criada, a 30 de outubro de 1975, através do Decreto 11.493, que transformou o Grupo Escolar em Escola Estadual do Primeiro Grau.
Sem condições para uma autorização formal pelo Conselho estadual de educação, a Escola Santa Tereza funcionava como anexo da Escola Estado da Paraíba da cidade de Crato, permanecendo assim até 1986, quando através do Parecer 383/86, foi autorizada a funcionar legalmente. O Segundo Grau - hoje, Ensino Médio - foi implantado em 1998, com resultados promissores para todos, alunos e professores.
Em comemoração ao aniversário de 40 anos da Escola Santa Tereza foi prestada uma homenagem às primeiras professoras com placas de destaques afixadas nas salas de aulas e composta a galeria de diretoras.

Galeria de Diretoras

Primeira diretora:
FRANCISCA FRANCELINO RIBEIRO

Segunda diretora:
MARIA DUARTE DA SILVA

Terceira diretora:
MARIA DAMARES ARRAES

Quarta diretora:
FRANCISCA APARECIDA LIMA

Quinta diretora:
MARIA DAMARES ARRAES

Sexta diretora:
VANDA LÚCIA SAMPAIO OLIVEIRA

Sétima diretora:
ANTÔNIA ZULEIDE FERREIRA DE OLIVEIRA



 
;