Nesta quarta-feira, 27, aconteceu o lançamento do Projeto da Área de Ciências da
Natureza, Matemática e suas Tecnologias, nas turmas do Ensino Médio da EEM Santa Tereza.
O referido projeto que foi intitulado por Estação Ciências: a ludicidade no ensino de matemática, química, física e biologia tem como professores responsáveis Adevanilton Silva, Adeilton Silva, Anísio Soares, Deylanne Sampaio e Regina
Brilhante e é coordenado pelo professor Reginaldo Venâncio.
Um dos grandes desafios atuais
do ensino da Matemática e das Ciências da Natureza ministrados no ensino médio é
encontrar um meio em que a teoria se expresse na prática. Como consequência, a
ausência deste vínculo gera apatia e distanciamento entre os alunos.
Ao se
restringirem a uma abordagem estritamente formal, eles acabam não contemplando
as várias possibilidades que existem para tornar a ciência mais “palpável” e
associá-la com os avanços científicos e tecnológicos atuais que afetam
diretamente a nossa sociedade.
Embora as Ciências compreendam
um vasto conteúdo, com modelos representativos da natureza e que se encaixam perfeitamente
no cotidiano dos alunos, são notáveis os relatos de desinteresse pela
disciplina e dificuldades no aprendizado destas.
Tal fato pode ser atribuído a
uma série de fatores como: falta de
estrutura para a realização de aulas práticas; inaplicabilidade dos conceitos
aprendidos na resolução de problemas cotidianos; apatia pelos conteúdos;
cultura não científica e falta de espírito investigativo.
Outras alternativas
bastante apontadas para a minimização da desmotivação dos alunos são a realização de experimentos e a
utilização de ferramentas lúdicas. Atrelado a esse recurso, cita-se também a
questão da ludicidade aplicada aos conteúdos através de ferramentas que tornem
prazeroso o aprendizado dos conteúdos.
O projeto tem como objetivo principal a procura por métodos de ensino que estimulem os alunos à curiosidade pela Ciências da Natureza e Matemática
e o gosto pela aquisição do conhecimento de forma lúdica.