28 de fevereiro de 2019 0 comentários

Lançamento do Projeto Estação Ciências

Nesta quarta-feira, 27, aconteceu o lançamento do Projeto da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, nas turmas do Ensino Médio da EEM Santa Tereza.

O referido projeto que foi intitulado por Estação Ciências: a ludicidade no ensino de matemática, química, física e biologia tem como professores responsáveis Adevanilton Silva, Adeilton Silva, Anísio Soares, Deylanne Sampaio e Regina Brilhante e é coordenado pelo professor Reginaldo Venâncio.

Um dos grandes desafios atuais do ensino da Matemática e das Ciências da Natureza ministrados no ensino médio é encontrar um meio em que a teoria se expresse na prática. Como consequência, a ausência deste vínculo gera apatia e distanciamento entre os alunos. 

Ao se restringirem a uma abordagem estritamente formal, eles acabam não contemplando as várias possibilidades que existem para tornar a ciência mais “palpável” e associá-la com os avanços científicos e tecnológicos atuais que afetam diretamente a nossa sociedade.

Embora as Ciências compreendam um vasto conteúdo, com modelos representativos da natureza e que se encaixam perfeitamente no cotidiano dos alunos, são notáveis os relatos de desinteresse pela disciplina e dificuldades no aprendizado destas. 

Tal fato pode ser atribuído a uma série de fatores  como: falta de estrutura para a realização de aulas práticas; inaplicabilidade dos conceitos aprendidos na resolução de problemas cotidianos; apatia pelos conteúdos; cultura não científica e falta de espírito investigativo

Outras alternativas bastante apontadas para a minimização da desmotivação dos alunos  são a realização de experimentos e a utilização de ferramentas lúdicas. Atrelado a esse recurso, cita-se também a questão da ludicidade aplicada aos conteúdos através de ferramentas que tornem prazeroso o aprendizado dos conteúdos.

O projeto tem como objetivo principal a procura por métodos de ensino que estimulem os alunos  à curiosidade pela Ciências da Natureza e Matemática e o gosto pela aquisição do conhecimento de forma lúdica.















































 
;