OFICINA DE REDAÇÃO
Desde os primórdios da humanidade, a linguagem representa um
importante papel social, uma vez que é requisito para a comunicação. Em todas
as línguas, homens e mulheres são estimulados à prática da linguagem, seja ela
oral ou escrita.
Entretanto, sabemos que, diante das facetas de um mundo
globalizado e moderno, atualmente, deparamo-nos com variadas situações de
comunicação, cabendo, portanto, aos usuários da língua conhecer e dominar a
variedade linguística hoje existente.
Em se tratando da Língua Portuguesa, é importante destacar
sua importância e funções que assume quando vista de uma perspectiva social,
isto é, mediante as práticas que ocorrem em sociedade. Deste modo, seus
usuários devem dominá-la, pois, além de ser um modo de inserção social, é,
também, critério de seleção para o mercado de trabalho.
Contudo, alguns indivíduos não apresentam o conhecimento
adequado que, por sua vez, permita a efetuação de diferentes práticas
relacionadas à linguagem, sejam elas orais ou escritas.
Tais práticas estão dispostas, no que se refere à escrita,
em diferentes tipologias e, no contexto social desdobram-se nos inúmeros
gêneros textuais. Nesse sentido, o texto dissertativo-argumentativo, gênero
textual de suma importância, aborda, em sua estrutura e funcionalidade, tanto a
prática escrita – com suas regras e convenções de registro –, quanto a
habilidade de persuasão.
Deste modo, este projeto tem o objetivo principal de abordar
as habilidades que permitam um desenvolvimento satisfatório desse gênero
textual, visando a preparação para realização do Exame Nacional do Ensino
Médio, o ENEM, a partir da abordagem das cinco competências exigidas na
redação. Além disso, por meio do desenvolvimento dessa prática textual a ser
abordada, haverá, por consequência, a contextualização de informações, opiniões
e, sobretudo, o alcance do objetivo principal da prática textual, que prevê o
uso social da língua em diferentes contextos, com indivíduos que saibam
utilizar a linguagem em suas variadas formas, reflexo de cidadãos críticos,
reflexivos e que estão situados, adequadamente, no contexto social.
ATIVIDADES
Foram ofertadas oficinas de redação com abordagem da
estrutura do texto dissertativo-argumentativo, bem como das competências
exigidas na redação do ENEM, uma vez que, conhecendo o gênero, os alunos devem,
também, ter o domínio sobre as habilidades que perpassam as exigências nessa
avaliação.
As oficinas aconteceram na EEM Santa Tereza. Tendo em face os
alunos das duas turmas de terceira série do ensino médio, Turma A e Turma B, uma vez que este trabalho tem
como objetivo um acompanhamento das práticas escritas durante o desenvolvimento
das aulas.
A cada semana, foi trabalhada uma competência, levando-se
em consideração que esse exame aborda o gênero textual em questão a partir da
seguinte matriz:
1. Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das
várias áreas do conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites
estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar
informações, fatos, opiniões e argumentos em
defesa de um ponto de vista;
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da
argumentação;
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema
abordado, respeitando os direitos humanos.
Assim, fora abordados nas atividades os itens linguísticos
(registro, coesão, pontuação),
mecanismos de coesão e coerência (ideias desenvolvidas e
relacionadas), estrutura (partes do
texto), argumentação (habilidade de posicionar-se) e temas
(conhecimento dos fatos).
Houve, portanto, uma análise de textos produzidos
pelos alunos, bem como atividades que subsidiem uma prática escrita de acordo
com as normas e regras de convenção.
Espera-se que, por meio da realização deste
projeto, os alunos possam aprimorar seus conhecimentos a respeito do texto
dissertativo-argumentativo e, consequente, apresentem um desenvolvimento
satisfatório e relevante na redação do ENEM, bem como que as habilidades e
competências abordadas fortaleçam sua formação.
Texto e Fotos: Prof. Marcos Pereira