26 de agosto de 2019 0 comentários

EEM Santa Tereza é campeã na Copa Moacir Mota

Foto: Prof. Ravel Moreira
Durante sexta (23) e sábado (24) estudantes da EEM Santa Tereza, sob responsabilidade do professor de Educação Física, Ravel Moreira, representaram a escola na Copa de Futsal Moacir Mota, realizada no município de Assaré. Além das duas escolas, participaram do evento alunos dos municípios vizinhos, Antonina do Norte e Tarrafas.

A delegação de nossa escola, integrada por três equipes de futsal, sendo elas uma feminina e duas masculinas, destas uma sub-16 e outra idade aberta, sagrou-se como a grande campeã da copa. No total nossos estudantes trouxeram na bagagem, dois títulos coletivos, além de um vice-campeonato e várias premiações individuais. 

CONQUISTAS:

- Campeão Feminino
- Melhor goleira - Letícia
- Artilheira Feminina - Rosizélia
- Campeão Masculino - Sub 16
- Artilheiro Sub 16 - Arnando
- Melhor Goleiro Sub 16 - Laércio 
- Vice campeão Aberto Masculino

Nossos parabéns aos campeões e agradecimentos ao professor pelo profissionalismo e zelo com os estudantes, além dos profissionais do departamento de esporte e transporte da prefeitura municipal, nas pessoas de Júnior Ponciano e Douglas Gonçalves, pela disponibilidade e parceria na condução da nossa delegação.

Outras fotos divulgadas pelo prof. Ravel:








0 comentários

Oficina de redação com alunos da terceira série na EEM Santa Tereza


OFICINA DE REDAÇÃO

Desde os primórdios da humanidade, a linguagem representa um importante papel social, uma vez que é requisito para a comunicação. Em todas as línguas, homens e mulheres são estimulados à prática da linguagem, seja ela oral ou escrita.

Entretanto, sabemos que, diante das facetas de um mundo globalizado e moderno, atualmente, deparamo-nos com variadas situações de comunicação, cabendo, portanto, aos usuários da língua conhecer e dominar a variedade linguística hoje existente.

Em se tratando da Língua Portuguesa, é importante destacar sua importância e funções que assume quando vista de uma perspectiva social, isto é, mediante as práticas que ocorrem em sociedade. Deste modo, seus usuários devem dominá-la, pois, além de ser um modo de inserção social, é, também, critério de seleção para o mercado de trabalho.

Contudo, alguns indivíduos não apresentam o conhecimento adequado que, por sua vez, permita a efetuação de diferentes práticas relacionadas à linguagem, sejam elas orais ou escritas.

Tais práticas estão dispostas, no que se refere à escrita, em diferentes tipologias e, no contexto social desdobram-se nos inúmeros gêneros textuais. Nesse sentido, o texto dissertativo-argumentativo, gênero textual de suma importância, aborda, em sua estrutura e funcionalidade, tanto a prática escrita – com suas regras e convenções de registro –, quanto a habilidade de persuasão.

Deste modo, este projeto tem o objetivo principal de abordar as habilidades que permitam um desenvolvimento satisfatório desse gênero textual, visando a preparação para realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, a partir da abordagem das cinco competências exigidas na redação. Além disso, por meio do desenvolvimento dessa prática textual a ser abordada, haverá, por consequência, a contextualização de informações, opiniões e, sobretudo, o alcance do objetivo principal da prática textual, que prevê o uso social da língua em diferentes contextos, com indivíduos que saibam utilizar a linguagem em suas variadas formas, reflexo de cidadãos críticos, reflexivos e que estão situados, adequadamente, no contexto social.

ATIVIDADES

Foram ofertadas oficinas de redação com abordagem da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, bem como das competências exigidas na redação do ENEM, uma vez que, conhecendo o gênero, os alunos devem, também, ter o domínio sobre as habilidades que perpassam as exigências nessa avaliação.

As oficinas aconteceram na EEM Santa Tereza. Tendo em face os alunos das duas turmas de terceira série do ensino médio, Turma A e Turma B, uma vez que este trabalho tem como objetivo um acompanhamento das práticas escritas durante o desenvolvimento das aulas.

A cada semana, foi trabalhada uma competência, levando-se em consideração que esse exame aborda o gênero textual em questão a partir da seguinte matriz:

1. Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em
defesa de um ponto de vista;

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da
argumentação;

5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Assim, fora abordados nas atividades os itens linguísticos (registro, coesão, pontuação),
mecanismos de coesão e coerência (ideias desenvolvidas e relacionadas), estrutura (partes do
texto), argumentação (habilidade de posicionar-se) e temas (conhecimento dos fatos). 

Houve, portanto, uma análise de textos produzidos pelos alunos, bem como atividades que subsidiem uma prática escrita de acordo com as normas e regras de convenção.

Espera-se que, por meio da realização deste projeto, os alunos possam aprimorar seus conhecimentos a respeito do texto dissertativo-argumentativo e, consequente, apresentem um desenvolvimento satisfatório e relevante na redação do ENEM, bem como que as habilidades e competências abordadas fortaleçam sua formação.

Texto e Fotos: Prof. Marcos Pereira










 
;