Teoria & Experimentação
LUZIA MÁRCIA DE MELO SILVA
Prof. De Química – E. E. M. Santa Tereza
INTRODUÇÃO
Aulas que utilizam o recurso da experimentação apresentam ferramentas poderosas para adquirir e testar conhecimentos, uma vez que a matriz teórica particular sempre conduz a um experimento. Desta forma a especulação teórica é o ponto de partida para a experimentação. Nessa perspectiva, a interação entre teoria /prática nas aulas de química proporcionam o contato direto dos educandos com fenômenos naturais e instrumentos tecnológicos, uma vez que os experimentos químicos envolvem a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório bastante simples, porém, com finalidades específicas a fim de resolver questões problematizadoras.
OBJETIVOS
Compreender como separar os componentes constituintes de uma mistura através de procedimentos experimentais;
Medir e interpretar o caráter ácido e básico mediante alterações de cores de alguns indicadores químicos e de escalas de pH através de experimentos químicos;
Identificar, nos diversos procedimentos experimentais, o aprendizado dos alunos com relação aos conteúdos aplicados em sala.
FOTOS DO PROJETO
ALUNOS DO 1º ANO
ALUNOS DO 2º ANO