No dia 14 de dezembro, às 13h de 2017, no pátio da escola, foi realizada a última reunião envolvendo toda a comunidade escolar. Uma das finalidades, era a habitual entrega de boletins para os alunos que conseguiram atingir a média anual e marcar o período de recuperação para os demais. Assim aconteceu.
A diretora Meirenildes Alencar, aproveitando a presença da maioria dos pais e uma boa representação de alunos, chama a atenção de todos para visualização dos slides preparados com todo esmero e didática, pela assessora financeira, Kássia Arrais, de muito fácil compreensão, esclarecendo como foi utilizada a primeira parcela do PoeEMI (Programa do Ensino Médio Inovador). Apresentado desde o mês de maio/2017 à comunidade escolar, o ProEMI é "uma estratégia do Governo Federal para induzir, fortalecer e apoiar o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nesta etapa de ensino, por meio da oferta de atividades curriculares diversificadas e da ampliação da jornada escolar. Com o ProEMI, o MEC incentiva a flexibilização e a diversificação do currículo possibilitando a realização de práticas curriculares mais atrativas, que atendam aos interesses e expectativas dos estudantes do ensino médio".
Elaborado pelo núcleo gestor, e pelas representações dos segmentos de professores, alunos, pais e funcionários, O Plano de Ação, exigência do programa, contendo as mais variadas estratégias de trabalho teria que ser executado durante o ano em curso. E pela primeira vez, entre 2009 e 2017, a escola receberia recursos diferentes dos habituais para investir na área pedagógica, um total de 33.000,00 (trinta e três mil reais, aproximados) divididos em duas parcelas. A primeira recebida foi de 19.800,00 (dezenove mil e oitocentos reais)
Todos bem atentos acompanhavam os slides, observavam quais as ações executadas do Plano e no que foi gasto essa primeira parcela. Os primeiros vinham com o material permanente: Data show, notbook, DVD, caixa de som amplificada, em seguida, para fortalecer o projeto de leitura e escrita, os que mostravam os mais de cento e cinquenta livros, dos mais variados gêneros para a sala de multimeios. Para a área de matemática, uma grande quantidade de calculadoras, material dourado e uma diversidade de jogos pedagógicos, todos com objetivos definidos dentro do Plano de Ação.
Ainda com esses recursos, foram adquiridos bastante material de expediente para a execução das oficinas. Neles incluídos algumas caixas de papel ofício, duplex, cadernos, canetas, pincel para quadro branco, tinta, cola, pastas, tesouras etc. "Foi assim que conseguimos realizar sem problemas as avaliações diagnósticas do governo, nossos simulados do Enem/vestibulares e todos os nossos cadernos de provas com base nos descritores do Spaece". Palavras da diretora.
O Coordenador Escolar, professor Wellton, falou da importância da aprendizagem e como as oficinas realizadas interferiam positivamente nessa conquista. Aproveitou e convidou Os PCAs (Professores Coordenadores de Áreas) para maiores detalhes.
O Professor Wlberlândio falou da importância das oficinas de Leitura e Escrita para a formação do aluno.
O professor Adeilton destacou a necessidade de um conhecimento construído pelas equipes e a socialização entre eles.
A professora Darciene, PCA de humanas, fez um resumo dos projetos de maior relevância na área.
E os demais professores completaram e enriqueceram os relatos dos colegas, evidenciando assim o grande trabalho realizado em 2017.
Ao final da reunião, a diretora comunica que até aquele momento presente não tinha recebido nenhum aviso sobre o restante do recurso e que se aparecesse já havia sido designado pelo plano de ação: seria para a impressão e lançamento do segundo livro da escola, pagamento dos monitores e aquisição de uma câmera fotográfica e filmadora, concluindo assim todo o projeto construído. Fato que veio acontecer nesse mês de março de 2018.
Mais registros da reunião
Só lembrando que esta é uma matéria retrospectiva já anunciada anteriormente.