8 de junho de 2018

Oficinas de fábulas, contos e artigo de opinião.


A leitura tem papel primordial na formação intelectual e crítica do aluno, desenvolvendo suas potencialidades tanto no âmbito escolar, quanto nos fatores básicos para a construção de sua personalidade. 
 
Num período em que há tantos recursos tecnológicos, a leitura fica cada vez mais restrita as pesquisas, informações, jogos e a comunicação on-line, com isso a leitura está sendo relegada a um lugar cada vez menos importante no cotidiano do aluno, fazendo necessário novos encaminhamentos de leitura. Essa produção didática, das oficinas de leitura, pretende desenvolver metodologias para incentivar o hábito de leitura em alunos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio.
 
Neste trabalho foram feita a leitura de forma compartilhada dos contos do “entre jovem- vol. 1 de Língua Portuguesa”, levantar hipóteses acerca dos acontecimentos da história, fazer pesquisas bibliográficas do autor do conto, analisar e interpretar contos, através de leituras e discussões. 

Foram propostos também, trabalhos que identificaram a estrutura desse gênero literário, acrescentando embasamento teórico ao conteúdo que foi abordado e o percurso de construção de seus sentidos propiciados pela leitura dos contos.
 
Ler é compreender melhor o mundo, é o caminho para ampliação da percepção do mundo a nossa volta. A prática constante da leitura na sala de aula é essencial para que os alunos vislumbrem em sua atividade diária a capacidade de transformar a sociedade na qual está inserido.
 
A atividade da leitura favorece, a ampliação dos repertórios de informação do leitor. Por ela, o leitor pode incorporar novas ideias, novos conceitos, novos dados, novas e diferentes informações acerca das coisas, das pessoas, dos acontecimentos do mundo em geral.

Atividade orientada pelo professor Marcos Pereira

Fotos: Professor Reginaldo Venâncio







0 comentários:

 
;