5 de março de 2008 3 comentários

Prefácio de Química

Queridos Alunos:

Aproveitando este espaço privilegiado criado para a circulação de informações importantes ao nosso aprendizado, remeto a vocês diversos textos e trabalhos de pesquisa que abordam e procuram estabelecer relações entre os vários temas estudados em sala de aula.
Mais do que simplesmente fornecer informações, pretendo ajuda-los a compreender conceitos, desenvolver a capacidade para aprender a aprender - por sua própria conta e ao longo de toda a vida - e também incorporar atitudes desejáveis a qualquer cidadão consciente da realidade da sociedade e participando das suas decisões.
Por isso, neste contexto encontrarão atividades e experiências postadas por mim que poderão contribuir com sua aprendizagem. Então, vamos juntos navegar na fantástica história da Química.

Rap da Origem da Química
Letra: Professora Heloísa B. Ferraz

Olha só que maravilha
A história que eu vou contar
A química cotidiana
Muito antiga, vou narrar

Foi então na Pré-História
Que o homem a fez surgir
Usando a Calcosita
Fez o cobre se fundir
Moldando suas ferramentas
Pra poder evoluir

Refrão

Misturando e moldando
O homem foi mais além
O cobre com o estanho
Produziu bronze também
Armaduras e espadas
O arsenal construiu bem

Refrão

Extraindo a Hematita
Surgiu a siderurgia
O ferro complementou
Suas tecnologias
Enfrentou mundos e feras
Foi vitória em suas guerras
Nasceu a soberania

Refrão

No Egito a Khemeia
Se espalhou pelo reinado
Vinagre, tinta e sabão
E as técnicas do dourado
Para a mumificação
Usou o Betume e o Ládano

Refrão

Mãe da civilização
A Grécia surpreendeu
Praticando a razão
A teoria nasceu
Com Demócrito e Leucípo
Átomo se conheceu

=> Sugestão de atividade:

* Pesquise o significado das palavras em destaque no Rap.


1 comentários

Primeira Visão da Química

Imaginemos um filme sobre a evolução da humanidade, desde o ser humano mais primitivo até os dias atuais. Notaríamos que o desenvolvimento material da humanidade ocorreu graças ao melhor aproveitamento e ao desenvolvimento das técnicas de transformação dos recursos disponíveis na natureza.
Esta primeira visão da química que apresento no Rap: "Fundamentos Químicos" é ainda muito superficial, porém importante para que possamos aprofundar nossos conhecimentos sobre essa ciência. Desde já, desejo à você boa festa! Divirta-se cantando...

Rap: "Fundamentos Químicos"
Letra: Prof. Heloísa B. Ferraz

Observando os Fundamentos
A química é legal
Matéria e Energia
São o referencial

No mundo nada se cria
tudo é transformação.
Matéria e Energia
provocam a reação.
Fenômeno Químico ou não
é a classificação.

Refrão

Se o fenômeno é Físico
("Externa transformação").
De sua estrutura interna
não muda composição.
No final é reversível
esta modificação.

Refrão

Dependendo do fenômeno
podem ser observados
liberação de um gás,
formar um precipitado,
alteração de uma cor,
propagar luz e calor
todos exemplificados.

Refrão


A matéria se apresenta
sendo pura ou misturada.
Homogênea e Heterogênea
podem ser avaliadas.
Veremos nos componentes
quantas fases são formadas.

Refrão

Os estados de agregação
são sólido, líquido e gás.
Dependendo da mudança
o fenômeno se faz.
A temperatura aumenta
ponto fixo se apresenta
em patamares iguais.

Refrão

Fique atento às misturas
na Fusão e Ebulição
Eutética e Azeotrópica
sempre fazem confusão
apenas 1 patamar
os dois apresentarão.

Refrão

Pra calcular a densidade
não é preciso densímetro
É massa sobre o volume
g/l (gramas por litro) e cm3(centímetro
cúbico) ou ml(mililitro)
não importa a unidade
se você for transformar
vai ver a facilidade.

Sugestão de atividade:
Defina o significado das palavras em destaque encontradas no Rap.
1 comentários

Fenômeno Químico ou Físico?

Circula pela internet um boato que tem provocado bastante curiosidade. Segundo informações a mistura entre o refrigerante Coca-Cola e pastilhas Mentos gera uma nova substância (tóxica) podendo ocasionar sérios
problemas de saúde às pessoas que utilizam esses produtos simultaneamente. Levando inclusive a casos de morte por ingestão dos mesmos.
Para verificar a veracidade do boato resolvemos realizar uma experiência, juntamente com os alunos do 1º ano A. Sabemos que o refrigerante de cola contém certa quantidade de CO2 (gás carbônico) que permanece diluído por conta da pressão interna do recipiente. Uma vez aberto, porém, diminui a pressão e o gás passa da fase aquosa para a gasosa. Quando se adiciona ao líquido uma partícula sólida, como as pastilhas Mentos, as moléculas do gás se agrupam ao seu redor, gerando microbolhas, perturbando assim o equilíbrio daquele sistema, favorecendo a liberação do gás carbônico - provocando um jato pelo gargalo da garrafa.
O fenômeno, portanto, é físico e não químico.
No corpo humano, a reação é parecida, porém, menos intensa, não gerando risco de óbito. É que ao sair do recipiente o gás carbônico vai se dissipando e chega ao estômago em pequena quantidade. A bala também não vai inteira para o órgão e o fenômeno de formação de microbolhas é minimizado. Então, se você beber um copo de Coca-cola e engolir uma bala, o gás será liberado depressa e a barriga ficará um pouco estufada pelo acúmulo deste gás. O máximo que poderá acontecer é você ser chamado de mal-educado pelo arroto que vai dar!

=>Sugestão de atividade:

Realize uma competição com seus colegas para ver quem promove o maior jato de coca-cola. Fotografe tudo, para comprovar a experiência...
0 comentários

EXPERIÊNCIA: ENTENDENDO A DENSIDADE

A densidade é uma das propriedades específicas das substâncias. Assim como outras constantes físicas, ela nos ajuda a identificar, com maior precisão, cada material existente. Os químicos se baseiam nelas também para constatar sua pureza. A densidade é a relação entre massa e volume do material estudado, a uma dada temperatura.
Para compreender um pouco mais a respeito dessa propriedade que as substâncias possuem, iremos propor a construção de um densímetro(aparelho que é responsável para medir a densidade dos líquidos). Anote o material, siga o procedimento e vamos EXPERIMENTAR...

MATERIAL:

Canudinho de refrigerante;
Massa de modelar;
1 copo contendo 100ml de água;
1 copo contendo 100ml de óleo;
1 copo contendo 100ml de álcool;
1 copo contendo 100ml de vinagre;
1 copo contendo 100ml de mel;
Sal de cozinha;
1 caneta de retroprojetor ou pedaços de fita adesiva;

PROCEDIMENTO:


1) Faça uma bolinha com a massa de modelar com um diâmetro igual à cerca de 2cm;
2) Tampe bem a extremidade do canudinho com a bolinha de massa de modelar (este será o seu densímetro);
3) Mergulhe o seu densímetro no copo contendo água;
4) Faça uma marca ou traço no canudinho com a caneta ou a fita adesiva, seguindo como referência o nível da água sem sal;
5) Observe e faça um desenho em seu caderno do que acontece;
6) Em outro copo agora misture 100ml de água com sal. Mergulha o teu medidor na água com sal. O traço fica acima ou abaixo do nível da água com sal?
7) Mergulhe o medidor no vinagre. E agora o que verificas? Desenhe em seu caderno.
8) Coloque o densímetro no óleo de cozinha. O que aconteceu?
9) Desta vez, agora, no álcool. E então? Registre no caderno.
10) Finalmente mergule o medidor no mel. O que houve?
11) Não esqueça de desenhar...

Sugestão de Atividade:
a) O nível do canudinho foi igual em todos os copos? Por quê? Compare por meio da leitura de seu densímetro, as densidades da água, da água com o sal, do vinagre, do álcool, do óleo e do mel.



1 comentários

Rap das Ligações Químicas - Letra: Heloísa Bitú

Veja aglomeração metálica,
Iônica e molecular.
Os três tipos de Ligação
que se podem estudar (bis)

A camada de valência,
Que é a mais importante,
Vai determinar o número
De átomos ligantes.
O elemento tem tendência
De poder se combinar
A última camada...
com oito elétrons tem que estar

REFRÃO

Quando trocam de elétrons
Há uma ligação iônica
Muito forte e potente
A interação atômica
Metal e não metal
São os pares combinados
Produzir sal de cozinha
É o exemplo esperado

Alto ponto de fusão
E de ebulição
Com todo composto iônico:
Esta é sua condição

REFRÃO

Na covalente sempre temos
Quem faz compartilhamento:
São os pares de elétrons
Quem fazem o casamento.
Se for covalente simples

Cada um empresta um
Já na ligação dativa:
Se dá dois,
Não ganha algum!

REFRÃO

Se for ligação metálica:
É metal com metal.
Condutividade e brilho?
Vou dizer: é sem igual!
Os elétrons de valência
Flutuando vão ficar
Ao redor de cada átomo,
Parado em seu lugar.

REFRÃO
 
;