21 de fevereiro de 2020 0 comentários

Projeto Parada Xadrez na EEM Santa Tereza

A EEM Santa Tereza deu inicio, em 12 de fevereiro de 2020, as atividades do projeto Parada Xadrez: uma ferramenta de promoção da cidadania e desenvolvimento cognitivo.

Esse projeto está sendo desenvolvido pelo professor Wellton Cardoso em parceira com o professor Claúdio Gonçalves, que atualmente presta serviços nessa área nas escolas do Município de Altaneira-CE.

"Pretendemos incentivar os nossos alunos a gostar de jogar Xadrez, participar de campeonatos desse esporte, interna e externamente, e a desenvolverem habilidades imprescindíveis à sua formação no Ensino Médio, quais sejam: Concentração, capacidade de análise, planejamento, tomada de decisão, raciocínio lógico, foco e disciplina.

Atualmente o projeto conta com 15 participantes e pretendemos ampliar as vagas para que um maior número de alunos possa ter acesso a essa ferramenta tão poderosa e importante que é o Xadrez.

Para atingirmos o nosso objetivo, os participantes irão ter momentos semanais de treino nas aulas de Educação Física e eventualmente de orientação e estudo".

Texto e fotos: Wellton Cardoso













0 comentários

Oficina O Brasil na literatura brasileira: a prosa de José de Alencar e Graciliano Ramos

Na oficina foram abordados aspectos teóricos e metodológicos para o trabalho com os descritores que se mantém muito críticos ou críticos na série histórica do SPAECE. 

Por ocasião, os descritores em foco foram:

Procedimentos de Leitura

D1 Localizar informações explícitas em um texto;
D2 Inferir informações em textos verbais;
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
D4 Identificar o tema de um texto.

O plano de aula da oficina contempla as aprendizagens necessárias para o desenvolvimento das habilidades previstas por esses descritores, sistematizados pelo plano estruturante de Língua Portuguesa.

OBJETIVOS

Desenvolver a habilidade de ler a narrativa literária;
Discutir o romantismo e sua proposta de construção da nacionalidade brasileira;
Ativar esquemas para a compreensão de textos nos diferentes gêneros.

1° momento: predição, leitura e compreensão dos textos Um índio - Caetano Veloso; fragmentos do capítulo VI- a caçada - O Guarani - José de Alencar;

2° compreensão e análise dos textos;

3º Avaliação: verificação da aprendizagem: questões sobre os textos - sistematização de aula com foco nos descritores.

Atividade desenvolvida pelo professor Marcos Pereira.

Texto e Fotos: Marcos Pereira
 
;