A EEM Santa Tereza participa, pela primeira
vez, da Olimpíada Nacional de História do Brasil, que tem como
tema Os
excluídos da história.
Sob orientação dos professores Vinicius
Freire e Luis
Júnior, a escola concorre com duas equipes: Areias
do Tempo, formada pelos alunos Luiz
Henrique Martins Ribeiro do 3ºA e pelas alunas Jannaína
Alixandre da Silva e Joana D'arc Alixandre da Silva ambas do 2°A;
e Nos braços de Clio, formada pelos alunos Diego
Fernando da Silva, Tcheska Queita Gonçalves Soares ambos do 3ºB
e Larissa Almeida Briseno do 1ºB.
Na tarde de hoje, os estudantes realizaram a primeira fase da
olimpíada, consistindo em uma prova on-line de 10 questões de múltipla escolha
e uma tarefa. As questões continham um documento seja imagem e/ou texto para
que cada equipe analisasse e respondesse a pergunta referente o
documento.
No caso das equipes se classificarem para a próxima fase, a segunda já
acontecerá na próxima semana, totalizando seis fases,sendo a fase final
realizada na Unicamp - Universidade de Campinas - SP.
Um dos principais benefícios de participar da Olimpíada é perceber a importância das fontes na construção do conhecimento histórico.
“A Olimpíada ajuda a romper com uma prática frequente no ensino de história, que enfatiza demasiadamente nomes, datas e fatos isolados”.
Nessa edição da ONHB essa quebra de paradigmas fica ainda mais evidente tendo como tema "OS EXCLUÍDOS DA HISTÓRIA", personagens e grupos sociais que ficaram por muito tempo às margens da sociedade podem ganhar voz e vez, a partir de olhares despertados neste magnífico evento, a formatação da prova é outro ponto a ser ressaltado, ela indica possíveis caminhos de mudança para o trabalho do professor em sala de aula, mostrando que existem outros meios de aprendizagem e avaliação no ensino da história.
De acordo com o professor Junior, os alunos estão muito entusiasmados e ansiosos pelo resultado da primeira fase, esperando pelas questões das fases seguintes caso passem.
Um dos principais benefícios de participar da Olimpíada é perceber a importância das fontes na construção do conhecimento histórico.
“A Olimpíada ajuda a romper com uma prática frequente no ensino de história, que enfatiza demasiadamente nomes, datas e fatos isolados”.
Nessa edição da ONHB essa quebra de paradigmas fica ainda mais evidente tendo como tema "OS EXCLUÍDOS DA HISTÓRIA", personagens e grupos sociais que ficaram por muito tempo às margens da sociedade podem ganhar voz e vez, a partir de olhares despertados neste magnífico evento, a formatação da prova é outro ponto a ser ressaltado, ela indica possíveis caminhos de mudança para o trabalho do professor em sala de aula, mostrando que existem outros meios de aprendizagem e avaliação no ensino da história.
De acordo com o professor Junior, os alunos estão muito entusiasmados e ansiosos pelo resultado da primeira fase, esperando pelas questões das fases seguintes caso passem.