A História local tem o potencial de despertar interesse nos alunos devido ao constante questionamento sobre o florescimento do local onde moram e a vivência de seus antepassados, “a busca pelo sentido de pertença, de lugar no mundo”, viabilizando aos estudantes um olhar crítico e questionador sobre o mundo de que fazem parte na medida em que são capazes de relacionar a História mais geral contida principalmente nos livros didáticos com os acontecimentos ao seu redor.
Além disso, a História Local permite uma abordagem voltada para o social, a “História das massas” dos que não foram vistos, onde várias histórias acontecem dentro do mesmo contexto histórico na busca por singularidades e diversidades em contraponto ao caráter uniforme e repleto de certezas da História global.
A história local ultrapassa os limites do município de Altaneira e se integra à história geral, não apenas como um dado disperso, mas como parte de um todo mais complexo”.
Percebe-se que essa abordagem na sua metodologia considera o conhecimento prévio do aluno, problematiza o conteúdo ao estabelecer ligações entre o cotidiano dos mesmos e de outras pessoas em diferentes lugares e momentos, vinculando a História local com a História Nacional e até mesmo a Universal.
Esta é a primeira parte do projeto da área de ciências humanas e que fará parte do projeto mais amplo, A MINHA ESCOLA É DA COMUNIDADE, que será apresentado inicialmente na feira de ciências de nossa escola no final desse mês.
"Luís J Júnior"
Aula de lançamento do projeto da Área de Ciências Humanas com a turma da 3ª série do Ensino Médio da EEM Santa Tereza. O projeto tem coordenação e supervisão dos professores Vinícius Freire, Luís Júnior e Tereza Darciene.
Mais fotos: