13 de março de 2008 9 comentários

Projeto Mãe África

Professores Colaboradores
Coordenadoras: Mácia David e Mírian A. Tolovi
ANEXO I –

O Brasil colônia, império e república contribuíram historicamente para o processo da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até os nossos dias. Mais de cem anos fazem que as portas da senzala foram abertas e o negro ainda não é livre , pois, carrega sobre si o peso da exclusão e da discriminação racial.

Embora 45% da população brasileira sejam compostas por afro-descendentes não tem sido suficiente para eliminar ideologias, desigualdades e estereótipos racistas. Ainda persiste, em nosso País, um imaginário étnico-racial que privilegia a brancura da pele e valoriza principalmente as raízes européias da cultura. Diante deste fato, como podemos contribuir para desconstrução de uma cultura que discrimina, exclui e inferioriza o negro?

A partir desse questionamento, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Tereza se propõe a desenvolver em parceria com professores e alunos o Projeto Mãe África. Entendemos que a escola é um ambiente de crescimento, de reflexão e de ação, assim, podemos propiciar a reflexão crítica sobre valores como respeito à diversidade e a cultura negra brasileira.

A África pobre, sem História, com uma população subalterna, sem cultura e escravizada que durante toda história do Brasil foi assim apresenta aos nossos alunos, dará lugar a África mãe. Queremos contribuir com uma nova História que tem como objetivo tirar do anonimato a verdadeira história da África e de seu povo, bem como provocar discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.

ANEXO I –

O Projeto Mãe África tem como objetivo geral valorizar a cultura negra, contribuindo com a reflexão crítica da realidade criando momentos para manifestações artísticas que provoquem um novo olhar e a afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade.

ANEXO I –



 
;