19 de novembro de 2020 0 comentários

Prestação de contas Recursos Federais e Estaduais - 2020

Kit Merenda Escolar = R$ 9.120,00

OBJETO

VALOR EXECUTADO (R$)

Carta Convite

6.983,10

Dispensa – Agricultura Familiar

1.974,04

Economia Gerada

162,86

MANUTENÇÃO = R$ 6.568,00

OBJETO

VALOR EXECUTADO (R$)

Material de Expediente

994,00

Material Esportivo

292,00

Material de Limpeza

1.145,88

Material de Copa e Cozinha

281,80

Serviços Gráficos


554,00

Gás

800,00

Material de Limpeza - Economia

250,00

Material de Proteção e Segurança

800,00

Material Elétrico e Eletrônico

640,00

Manutenção de Maquinas e Equipamentos

519,00

Economia Gerada

291,32

PDDE = R$ 3.416,00

OBJETO

VALOR EXECUTADO (R$)

Poda das árvores, limpeza da caixa d’água e área externa.

900,00

Material de Expediente

1.316,00

Material de Limpeza

1.200,00

Dados disponíveis para consulta em: http://s2gpr.sefaz.ce.gov.br 

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Debate virtual sobre racismo e políticas públicas na EEM Santa Tereza


Na tarde de hoje, 19, a EEM Santa Tereza promoveu um debate virtual sobre racismo e políticas públicas, através da plataforma Google Meet. O projeto, idealizado pelos professores da disciplina de Formação para a Cidadania, surgiu da necessidade de discutir um pouco mais temáticas relacionadas à semana da Consciência Negra, que tem culminância nesse feriado do dia 20 de novembro.

Participaram da aula alunos das três séries do ensino médio e EJA, além dos professores da disciplina, Luis Junior e Ravel Moreira, o professor Vinícius Freire (Sociologia e Filosofia) e o diretor escolar, Paulo Robson, como mediador. Também estiveram presentes na sala os professores Anísio (Matemática), Evantuil (LEC) e Darciene (Multimeios).

Na ocasião, o diretor da escola Paulo Robson fez a abertura e administrou o tempo de fala dos professores. O primeiro a usar a palavra foi o professor Ravel Moreira. Ravel explicou as diretrizes da disciplina formação para a cidadania além de sua importância para a formação critica e emocional do estudante. 

Na sequência, o professor Luis Junior discorreu sobre o racismo estrutural no Brasil a partir da perspectiva do professor Silvio Almeida. Racismo estrutural sendo a formalização de um conjunto de práticas institucionais, históricas, culturais e interpessoais dentro de uma sociedade que frequentemente coloca um grupo social ou étnico em uma posição melhor para ter sucesso e ao mesmo tempo prejudica outros grupos de modo consistente e constante causando disparidades que se desenvolvem entre os grupos ao longo de um período de tempo. O racismo social também foi chamado de racismo estrutural, porque, segundo Carl E. James, a sociedade é estruturada de maneira a excluir um número substancial de minorias da participação em instituições sociais. Por muito tempo imperceptível, essa forma de racismo tende a ser de tamanha dificuldade de percepção tendo em vista um conjunto de práticas, hábitos, situações e falas enraizadas em nossa cultura, promovendo direta ou indiretamente, a segregação e preconceito racial. 

No bloco final, o professor Vinicius Freire fez uma explanação sobre a política de cotas, desconstruindo a narrativa negacionista que tenta desqualificá-la a partir do mito da democracia racial. Vinicius discorreu ainda, sobre a construção e importância das cotas para a diminuição da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil, mostrando como a partir da política de cotas, o número de negros e pessoas de baixa renda que tem acesso a educação superior aumentou no Brasil.

Após a fala dos professores os alunos fizeram algumas intervenções com perguntas, elogios e comentários sobre a temática, confirmando a boa participação e validando a realização do evento.

Texto organizado com apoio dos professores debatedores.

 
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