12 de setembro de 2019 0 comentários

Ação NASF: Palestra de prevenção do suicídio com Pais

Foto: Prof. Wellton Cardoso
Na tarde desta quinta, 12, a Psicóloga do NASF, Williane Soares realizou uma palestra de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio para um grupo de pais e responsáveis dos estudantes da EEM Santa Tereza. A ação compõe o planejamento da campanha Setembro Amarelo, do NASF, em combate ao suicídio.

Nossos agradecimentos à psicóloga e toda equipe pela parceria.

Outras fotos divulgadas pelo professor Paulo Robson:



0 comentários

Oficina de Matemática: Jogos Matemáticos Para o Ensino de Expressões Algébricas de forma Lúdica

Foto: Prof. Adevanilton Silva
A aplicação do conteúdo de Álgebra foi por muito tempo algo cansativo e desestimulador por parte dos educandos, os mesmos não a consideravam útil para o dia a dia. Tinham a álgebra como um simples enumerado de letras e números sem utilidades. Já os docentes por sua vez, não conseguiam encontrar uma forma de ensinar álgebra, interrelacionando-a com atividades cotidianas e conseguir prender a atenção e o gosto por parte dos alunos.

A produção didático-pedagógica busca trazer novas metodologias para facilitar a relação ensino e aprendizagem da álgebra, através dos jogos e outras atividades lúdicas. A presente oficina apresenta a relevância de se levar para a sala de aula atividades lúdicas que facilitem a aprendizagem dos estudantes, tais como, jogos, brincadeiras com figuras geométricas e álgebra. E assim reconhecer a álgebra como parte integrante do nosso cotidiano, levantando sugestões de atividades lúdicas que favoreçam o ensino e a aprendizagem. Essas atividades estão sendo desenvolvidas após a realização de uma avaliação diagnóstica emitida pela SEDUC/CE sobre os conhecimentos dos alunos, posteriormente a inserção de atividades lúdicas direcionadas pelos docentes e por último a avaliação dos resultados.

O lúdico apresenta-se como uma nova motivação no ensino da álgebra, e a leva além de conceitos preestabelecidos, tais como a álgebra não passa de um conjunto de letras e números, sem aplicabilidade. O lúdico, e todo material manipulável tem um poder a mais de concentração do que uma atividade feita por pura cópia de um exemplo, e essa cópia deixa o educando desmotivado no sentido de buscar algo a mais.

Nesse sentido, as atividades elaboradas visam facilitar o processo de ensino da álgebra e também tornar-se uma proposta prazerosa e eficaz, tendo como fato que a maioria dos educandos do ensino médio da EEM santa Tereza apresentam dificuldades na compreensão do ensino da álgebra e não conseguem relacioná-la com sua práxis cotidiana. Sendo, portanto o lúdico o viabilizador para essa caminhada em busca de ressaltar a importância da álgebra para ensino/aprendizagem por meio de jogos e atividades lúdicas.

Os jogos aplicados forma produzidos pelo Mathema e pelo Coordenador Pedagógico da Escola - Professor Reginaldo Venâncio em trabalho desenvolvido de mentoria para Revista Nova Escola no Projeto de Elaboração de Planos de Aula da referida revista. As oficinas foram realizadas pelos profesores Adeilton Silva, Anísio Soares, Adevanilton Silva e ocoordenador Reginaldo Venâncio. Além disso, contamos com o apoio das professoras Sandra Regina e Deylanne Sampaio na orientação das equipes e organização da logística do momento de aprendizagem.

Outras imagens compartilhadas pelo professor Adevanilton Silva:









 
;