 |
Foto: Prof. Adevanilton Silva |
A aplicação do conteúdo de Álgebra
foi por muito tempo algo cansativo e desestimulador por parte dos educandos, os
mesmos não a consideravam útil para o dia a dia. Tinham a álgebra como um
simples enumerado de letras e números sem utilidades. Já os docentes por sua
vez, não conseguiam encontrar uma forma de ensinar álgebra, interrelacionando-a
com atividades cotidianas e conseguir prender a atenção e o gosto por parte dos
alunos.
A
produção didático-pedagógica busca trazer novas metodologias para facilitar a
relação ensino e aprendizagem da álgebra, através dos jogos e outras atividades
lúdicas. A presente oficina apresenta a relevância de se levar para a sala de
aula atividades lúdicas que facilitem a aprendizagem dos estudantes, tais como,
jogos, brincadeiras com figuras geométricas e álgebra. E assim reconhecer a
álgebra como parte integrante do nosso cotidiano, levantando sugestões de
atividades lúdicas que favoreçam o ensino e a aprendizagem. Essas atividades
estão sendo desenvolvidas após a realização de uma avaliação diagnóstica
emitida pela SEDUC/CE sobre os conhecimentos dos alunos, posteriormente a
inserção de atividades lúdicas direcionadas pelos docentes e por último a
avaliação dos resultados.
O
lúdico apresenta-se como uma nova motivação no ensino da álgebra, e a leva além
de conceitos preestabelecidos, tais como a álgebra não passa de um conjunto de
letras e números, sem aplicabilidade. O lúdico, e todo material manipulável tem
um poder a mais de concentração do que uma atividade feita por pura cópia de um
exemplo, e essa cópia deixa o educando desmotivado no sentido de buscar algo a
mais.
Nesse
sentido, as atividades elaboradas visam facilitar o processo de ensino da
álgebra e também tornar-se uma proposta prazerosa e eficaz, tendo como fato que
a maioria dos educandos do ensino médio da EEM santa Tereza apresentam
dificuldades na compreensão do ensino da álgebra e não conseguem relacioná-la
com sua práxis cotidiana. Sendo, portanto o lúdico o viabilizador para essa
caminhada em busca de ressaltar a importância da álgebra para
ensino/aprendizagem por meio de jogos e atividades lúdicas.
Os jogos aplicados forma produzidos
pelo Mathema e pelo Coordenador Pedagógico da Escola - Professor Reginaldo
Venâncio em trabalho desenvolvido de mentoria para Revista Nova Escola no
Projeto de Elaboração de Planos de Aula da referida revista. As oficinas foram
realizadas pelos profesores Adeilton Silva, Anísio Soares, Adevanilton Silva e
ocoordenador Reginaldo Venâncio. Além disso, contamos com o apoio das
professoras Sandra Regina e Deylanne Sampaio na orientação das equipes e
organização da logística do momento de aprendizagem.
Outras imagens compartilhadas pelo professor Adevanilton Silva: