21 de fevereiro de 2019

Lançamento do projeto Cardápio Literário

Durante essa semana foi lançado o primeiro projeto educacional do ano, nas turmas de ensino médio da EEM Santa Tereza, intitulado de Cardápio Literário: Bom apetite!. O referido projeto, idealizado pelo professor e coordenador de área, Wlberlândio Oliveira, será executado pelos professores da área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Marcos Pereira, Ravel Moreira e Valnice Oliveira, sob coordenação do professor Reginaldo Venâncio, contando com o apoio da professora do Centro de Multimeios, Darciene Luna.

O referido projeto será ofertado aos alunos do 1, 2 e 3 ano e EJA, buscando despertar o gosto pela leitura e oferecendo nas aulas de Língua Portuguesa um “Cardápio Literário – Bom Apetite”, para ser de forma criativa degustado pelos alunos e assim como o nome sugere, envolve-los com o melhor sabor que uma leitura pode proporcionar, quando realizada de forma prazerosa. Acredita-se que gostar ou não da leitura, tem a ver com a qualidade das interações daquele que intermedia os encontros com os textos e, também, com as situações em que as leituras ocorrem.

São objetivos do projeto:

- Desenvolver estratégias e procedimentos de leitura eficientes para ensinar os alunos, propondo situações didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente;
- Fazer parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas;
- Buscar informações, selecionar estratégias de leitura conforme os propósitos específicos;
- Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas;
- Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
- Identificar as características dos gêneros estudados;
- proporcionar momentos de leituras individuais e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com seu gênero;
- Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos e produzir e revisar textos em diferentes gêneros.

A metodologia utilizada se deu mediante uma seleção de variados tipos de literatura, seguindo todo um processo de leituras vivenciadas ao longo de experiências no ato de alguns leitores e classificadas em um cardápio, que seguindo um modelo encontrado em restaurantes comuns. Feitas as adaptações necessárias, será oferecido três tipos de serviços: Bebidas, Comidas e Doces (entrada, prato principal e sobremesa).

O aluno com a oferta e o produto, fará a apreciação do que lhe serve e a partir da sua escolha realizará a leitura de forma prazerosa, afinal, quando é dado a ele o direito de escolha, a tendência em colhermos bons frutos e ele voltar a degustar outros produtos tende a ser algo que acontecerá em curto prazo, afinal, o restaurante precisa estar a cada mês oferecendo outros serviços para que o cliente (aluno).

Seguem abaixo registros desse primeiro contato dos alunos com o projeto em si.   



















































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