22 de agosto de 2018 0 comentários

Encerramento Curso Técnico em Cuidador de Idoso

Nesta terça, 21, encerrou-se na EEM Santa Tereza o Curso Técnico em Cuidador de Idoso, oferecido pelo PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e certificado pela EEEP Wellington Belém de Figueiredo.

O curso que teve como professor responsável, o técnico em enfermagem, Júnior Paulino, sob coordenação do professor Reginaldo Venâncio, contou com a participação de 24 estudantes durantes os meses de junho, julho e agosto, totalizando uma carga horária de 160h/a, distribuídas em 40 encontros presenciais realizados no período noturno na nossa escola.

A avaliação do curso foi muito positiva, por parte de todos os envolvidos. Fica a expectativa de que outros cursos técnicos sejam disponibilizados para atender a população de Altaneira. A escola, certamente, terá todo prazer em sediá-los.

Outras fotos:
 



 
0 comentários

Grupo de Estudo de Matemática retoma seus encontros


O Grupo de estudos de matemática da EEM Santa Tereza (GEMAST) reiniciará os encontros nesta quinta-feira, 23/08, na própria escola, visando debater e estudar as Competências e Habilidades da Matriz de Referência do ENEM.

Para esse ano o GEMAST apresenta duas novidades: a colaboração dos professores Marcos Pereira e Paulo Robson que irão trabalhar com as competências e habilidades de Língua Portuguesa e Física. O professor Adeilton Silva, coordenador do projeto, continuará com as de Matemática.

Os encontros serão realizados nas quinta-feira, das 18h15min às 20h, em virtude da disponibilidade dos profissionais que participarão de forma efetiva dos encontros.

A criação desse grupo e as atividades a serem desenvolvidas fazem parte da ação do Laboratório de Ciências (LEC) da EEM Santa Tereza.

O público alvo do grupo será os alunos do 3º ano, com abertura de algumas vagas para alunos dos 2º anos, por conta do pequeno número de inscritos inicialmente.

Para mais informações sobre a criação do GEMAST Clique aqui
0 comentários

Oficinas de Histórias em Quadrinhos nas aulas de Língua Portuguesa

A importância das histórias em quadrinhos (HQs) no desenvolvimento da leitura. 

O ser humano, ser social, não sobrevive sem informações e sem inteirar-se do que existe ao seu redor. Ler é uma atividade que nutre e estimula o imaginário, desenvolve o espírito, desperta sensações e a criticidade.
 
Desde muito cedo, as crianças e os adolescentes já estão em contato com as letras, palavras, textos. Em uma sociedade centrada na cultura escrita, é necessário processar informações que nos chegam por meio de diferentes mídias: impressa, digital, televisiva, radiofônica, etc. É preciso, portanto, desenvolvermos habilidades de leitura para lidar com uma variedade de informações. Mas, a leitura por si só, não tem significado. A habilidade de interpretar tornou-se então essencial e este passou a ser um dos grandes objetivos da escola. Afirma que a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos. Para que essa compreensão ocorra é preciso possibilitar situações de aprendizagem significativa e que a leitura seja explorada de forma reflexiva para que o leitor aprenda se posicionar diante de novas informações, buscando, a partir da leitura, novos conhecimentos.
 
O ensino da Língua Portuguesa fundamente-se no estudo através de textos. Para que a prática pedagógica seja metodologicamente significativa, é imprescindível o uso dos mais variados gêneros, principalmente porque a modernidade exige e continua a impor diversas modificações na vida dos indivíduos e, com tanta evolução, as transformações ocorridas são inevitáveis. Se a multimodalidade tem sido a principal característica dos textos que circulam por todos os espaços atualmente, percebemos que as HQs passaram a fazer parte do cotidiano da sociedade e se apresentam como um excelente recurso pedagógico para a formação de indivíduos letrados. A escola não pode se destituir de tal responsabilidade. As HQs podem contribuir sobremaneira haja vista que, são de fácil acesso, uma vez que estão presentes em livros, jornais, revistas, dentre outros, e proporciona um ensino significativo, produtivo e relevante para a construção do conhecimento no dia a dia dos alunos.
 
Objetivos da oficina
 
• Compreender o que é história em quadrinhos, e perceber suas características;
• Criar uma HQ com linguagem verbal e visual
• Utilizar os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.
• Ampliar os saberes que os alunos já possuem sobre a temática;
• Conceituar e identificar frase;
• Reconhecer dentro do texto: frase-oração e período;
• Estabelecer a diferença entre frase, a partir da HQ;
• Produção textual; 
• Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar um trabalho de sua autoria;

A oficina foi realizada pelo Professor Marcos Pereira.
Confira mais fotos:







 




 
;