5 de agosto de 2010 0 comentários

PROJETO 
O laboratório didático no ensino de química: experiências no ensino público da Escola Santa Tereza

Profª: Luiza Márcia de Melo Silva- QUÍMICA

INTRODUÇÃO

         Ainda que periodicamente desacreditada – e em ocasiões qualificada como “uma perda de tempo” – a importância que o trabalho de laboratório tem dentro da educação em ciências tem permanecido incontestada (Giordan, 1999). Um dos maiores desafios do ensino de Química, nas escolas de nível médio, é construir uma ponte entre o conhecimento escolar e o mundo cotidiano dos alunos (Valadares, 2001).
Ao se restringir o ensino a uma abordagem estritamente formal, acaba-se por não contemplar as várias possibilidades para tornar a Química mais “palpável” e perde-se a oportunidade de associá-la com avanços tecnológicos que afetam diretamente a sociedade (Chassot, 1993). Não obstante, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino defendem a necessidade de se contextualizar os conteúdos de ensino na realidade vivenciada pelos alunos, a fim de atribuir-lhes sentido e, assim, contribuir para a aprendizagem (Brasil, 1999).
É de conhecimento dos professores de ciências o fato de a experimentação despertar um forte interesse entre alunos de diversos níveis de escolarização. Em seus depoimentos, os alunos costumam atribuir à experimentação um caráter motivador, lúdico, essencialmente vinculado aos sentidos. Por outro lado, não é incomum ouvir de professores a afirmativa de que a experimentação aumenta a capacidade de aprendizado, pois funciona como meio de envolver o aluno nos temas de pauta (Giordan, 1999, p. 43).

CARACTERIZAÇÃO DO PRÉ-PROJETO

A introdução do laboratório didático como parte integrante do ensino de ciências nas escolas de nível médio tem suas raízes no século XIX. Este tem sido utilizado para envolver estudantes em experiências concretas com aparatos e conceitos científicos. Em 1993, Chassot escreveu: “O laboratório conquistou o seu lugar na escola; e sua introdução tem sido um sucesso. Este é o perfil de uma educação revolucionária. Os alunos podem agora ir a seus laboratórios aptos a ver e a fazer”.
         O Pré-Projeto “Laboratório Didático no Ensino de Química” é uma das estratégias de melhorar o rendimento escolar, propondo nesta abordagem, o desenvolvimento de uma rota alternativa para articular teoria e experimentação. Assim, será desenvolvido experimentos envolvendo materiais de baixo custo (que também podem ser reciclados) possibilitando uma metodologia do ensino de uma química simples, factível e com a participação efetiva dos alunos no processo de aprendizado de Química no Ensino Médio.

OBJETIVOS

Objetivo Geral
Ensinar conceitos químicos, terminologia e métodos laboratoriais, bem como proporcionar o conhecimento de materiais e equipamentos básicos de um laboratório e suas aplicações específicas.

Objetivos Específicos
  • Iniciar os alunos em trabalhos gerais de laboratório e prepará-los para executar experiências nas diversas áreas da Química;
  • Desenvolver trabalhos laboratoriais direcionados aos conteúdos programáticos estabelecidos para cada turma, relacionando, assim, a assimilação da teoria com a prática;
  • Transmitir aos alunos noções de segurança, de técnicas básicas de laboratório e de conceitos fundamentais em Química;
  • Desenvolver trabalhos em grupo com o propósito de promover uma ação crítica e cooperativa para a construção coletiva de conhecimentos.
RESULTADOS ESPERADOS 
          A utilização do laboratório didático como estratégia de problematização dos conceitos químicos permitirá aos alunos o desenvolvimento de novas habilidades (criatividade, atitudes cooperativas) e a capacidade de buscar soluções alternativas e mais baratas, que é à base de grande parte das pesquisas em desenvolvimento realizados nos laboratórios tecnológicos.
         Esta abordagem permitirá a valorização do conceito científico podendo ser mais detalhado no momento das aulas teóricas, pois os conceitos mais populares dos alunos passarão a ser enriquecidos e tomarão um caminho mais ascendente, já que serão ampliados pelo conhecimento científico, elaborado historicamente.
 
 

 
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