26 de outubro de 2018 0 comentários

Reunião com Departamento de Esportes sobre os Jogos Abertos do Ceará

Na noite de hoje, 26, recebemos na EEM Santa Tereza a equipe do Departamento de Esportes do Município, coordenada pelo servidor (e ex-aluno) Junior Ponciano, incentivadores do esporte local e vários atletas altaneirenses, quase todos ex-alunos e alguns alunos de nossa escola.

A reunião teve como tema principal a participação de Altaneira nos Jogos Abertos do Ceará, onde foram tratados assuntos referentes tanto à participação quanto a disputa pela sede dos jogos. 

Os Jogos Abertos do Ceará tem por finalidade, promover ampla mobilização nos municípios do Estado, incentivando o esporte como forma de inclusão social e estimulando a participação em atividades esportivas além de identificar talentos esportivos.

Na oportunidade estabelecemos a parceria, no caso de Altaneira ser a anfitriã da região, sediando as modalidades de Handebol e Basquete em nossa quadra e, em caso de ser apenas participante, de fornecermos espaço para treinamento das equipes de futsal masculina e feminina que representarão nossa cidade.

"Ressaltamos que a EEM Santa Tereza estará sempre de portas abertas a toda comunidade de Altaneira". Prof. Paulo Robson







25 de outubro de 2018 0 comentários

Oficinas de Matemática, Leitura e Escrita do projeto A Minha Escola é da Comunidade

Durante as duas últimas semanas de outubro estarão acontecendo as oficinas de Leitura e Escrita e Matemática na EEM Santa Tereza.

As atividades fazem parte do projeto A Minha Escola é da Comunidade e atenderão cerca de 40 alunos matriculados nas três séries do ensino médio, contando ex-alunos da escola como tutores

O objetivo das oficinas de Língua Portuguesa é ampliar o repertório linguístico dos alunos, fomentando a prática da produção textual a partir de temáticas relevantes da atualidade. Além disso, promover uma reflexão constante nos nossos alunos para uma aprendizagem significativa. 

Já nas oficinas de Matemática o objetivo principal é desmistificar a visão sobre a disciplina, favorecendo uma aprendizagem numa perspectiva lúdica e estabelecendo conexões com as práticas sociais de aplicabilidade dos números. 

Assim sendo, as oficinas serão realizadas numa perspectiva dialógica e com o uso de recursos pedagógicos diversificados para possibilitar aos educandos uma aprendizagem cada vez mais próxima do ideal.

Para desenvolver essas oficinas contamos com a colaboração dos seguintes Tutores: 

Camila Pereira: Leitura e Escrita

Carlos Renir: Leitura e Escrita

Idenilson Amarante: Matemática

As oficinas têm como coordenador o professor Reginaldo Venâncio.











 




24 de outubro de 2018 0 comentários

Reunião com Conselho Escolar e Grêmio para tratar das matrículas 2019


Na tarde de hoje, 24, aconteceu uma reunião da Gestão com o Conselho Escolar e Grêmio Estudantil da EEM Santa Tereza para discutir as possibilidade de oferta de matrícula para o ano letivo de 2019.

Na oportunidade, o diretor Paulo Robson fez o repasse da audiência que o mesmo havia participado, juntamente com o coordenador escolar, Reginaldo Venâncio, no dia 22 de outubro de 2018, na 18ª CREDE – Crato-CE.

"Estamos conversando com todos os seguimentos que compõem a escola a respeito do assunto para, posteriormente, tão logo esteja definido, divulgar junto à comunidade de Altaneira os turnos de funcionamento e as quantidades de vagas por turma". Prof. Paulo Robson.

18 de outubro de 2018 0 comentários

SPAECE 2018 na EEM Santa Tereza

Nesta quarta-feira, 17/10, os alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos + Qualificação - ano II, da EEM Santa Tereza, realizaram a prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.

Essa Avaliação abrange as escolas públicas das redes estadual e municipais do estado, avaliando os alunos da Educação Básica, desde as etapas de Alfabetização até o Ensino Médio.

A prova consistia de 52 questões de língua portuguesa e matemática devendo ser realizada, inclusive com o preenchimento do cartão resposta, em duas horas e dez minutos.

Na edição deste ano, 52, de um total de 53 alunos aptos, realizaram a prova correspondendo assim a uma participação de 98%.


11 de outubro de 2018 0 comentários

Reunião bimestral de pais para divulgação de resultados e informes administrativos


Reunião bimestral de pais e responsáveis para apresentação dos resultados das avaliações internas (entrega de boletins), da situação atual da escola perante os resultados do IDEB 2017 (Nota 3,0 - Abaixo da média do Estado e do Brasil), dos indicadores internos até o segundo período de 2018 (Taxas de aprovação, reprovação e abandono) e a revisão das metas pactuadas no início da gestão (IDEB - 3,2 e IDE MÉDIO - 3,5), além da convocatória para apoio à presença dos alunos nas avaliações externas (SPAECE, dia 17/10 e ENEM, dias 04 e 11/11).











0 comentários

Visita à Câmara Municipal para apresentar dados do IDE MÉDIO e IDEB 2017

O professor Paulo Robson, diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Tereza, participou da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (10/10) para apresentação da situação atual da escola perante os resultados do IDEB 2017.

O diretor esclareceu que a Escola encontra-se com nota Nota 3,0, portanto abaixo da média do Estado e do Brasil, disse ainda que o IDE-Médio 2017 (Nota 2,68 - queda em relação à 2016), os indicadores internos até o segundo período de 2018 (Taxas de aprovação, reprovação e abandono) e a revisão das metas pactuadas no início da gestão (IDEB - 3,2 e IDE MÉDIO - 3,5).

Paulo esclareceu que esse trabalho já tem acontecido junto à toda comunidade escolar com professores, alunos, funcionários e pais. Diante da relevância e urgência em tratar o assunto, decidimos levar ao conhecimento do município através da Câmara Municipal.

“É fundamental que toda comunidade altaneirense esteja ciente de como andam suas instituições. No que diz respeito à educação de ensino médio, dos resultados, metas e objetivos pactuados na EEM Santa Tereza. Ao assumirmos a gestão da escola nos propusemos à trabalhar democraticamente, oferecendo oportunidades e buscando sempre os melhores resultados. E é dessa forma que estamos tentando alcançar os objetivos, sempre de maneira transparente e coletiva”, disse o diretor.

Ao final Paulo agradeceu pelo espaço e a disponibilidade do tempo necessário para expor o assunto, ao presidente Antônio Leite, e, a todos os demais vereadores e vereadoras pela excelente recepção e atenção.

Os vereadores e vereadoras parabenizaram o diretor pela forma que está conduzindo a escola e foram solidários na sua luta.

O vereador Professor Adeilton disse que a escola está em boas mãos e agradeceu ao Diretor pelo os esclarecimentos, alertou a todos para buscar uma educação de qualidade, “só vai acontecer se os alunos estiverem na escola”.

Já o vereador Devaldo Nogueira lamentou os índices divulgados e afirmou “que é fruto da situação social da realidade do município, mas parabenizo o jovem diretor pelo esforço”.


Texto colhido na íntegra de Raimundo Soares Filho, via Blog de Altaneira.
9 de outubro de 2018 0 comentários

Projeto de Leitura e Escrita, Desenvolvendo Saberes.


Os professores do Centro de Multimeios da EEM Santa Tereza realizaram nesta segunda, 08, o segundo momento da oficina de leitura e escrita referente ao projeto Desenvolvendo Saberes, junto aos alunos da Educação de Jovens e Adultos e primeira série do turno noturno.

Faz-se necessário ressaltar que no momento anterior foi trabalhado a leitura e discussão de um texto com a temática Desigualdade Social e a música Que País é Esse? de Renato Russo.

Durante as atividades desse encontro, os participantes da oficina elaboraram fanzines tendo como contexto a desigualdade social no Brasil.

O objetivo da atividade foi contribuir com a formação dos alunos no ensino médio no que se refere ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, as quais são fundamentais para o desenvolvimento dos estudos, ingresso no mundo do trabalho e para o exercício da cidadania.

O projeto tem como coordenadores os professores Wellton Cardoso, Tereza Darciene e Mácia David.






5 de outubro de 2018 2 comentários

Aluna da 3ª série atinge 1000 pontos na redação do 'ENEM chego junto, chego a 1000'

A aluna Patrícia Neres Cadeira, matriculada na terceira série do ensino médio da EEM Santa Tereza, atingiu 1000 pontos na redação do projeto ENEM chego junto, chego a 1000. 

O concurso é promovido pela SEDUC com parceira da Fundação Demócrito Rocha e tem como objetivo selecionar e premiar as produções escritas, como forma de fomentar a adequada redação de texto na modalidade dissertativo-argumentativa, de acordo com o exigido no exame nacional.

A aluna, assim como toda sua turma, conta com a orientação do professor titular de Língua Portuguesa, Marcos Pereira, e da corretora de redação Sara Andrade.

Segue texto da redação na íntegra:

TEMA: Caminhos para acabar com a indiferença social no brasil

Indiscutivelmente nós constituímos uma sociedade capitalista. A discrepância presente em nossa sociedade ratifica a teoria darwinista da relação natural, a qual consiste que o mais adaptado ao meio tem mais chances de sobreviver do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes, ao sintetizarmos essa tese e compararmos com a contemporaneidade, concluímos que os mais adaptados são os privilegiados, sendo assim o número de descendentes correspondentes a participação social. 

Ao se examinar alguns aspectos sociais verifica-se a camarotização dos ocupantes do topo da pirâmide social, perpetuando o desemprego em relação aos desfavorecidos da parte inferior. O egocentrismo é a principal característica da sociedade moderna, o que gera descriminação. Em que muitos cidadãos são excluídos, abandonados à própria sorte, sem que o estado os protejam. Esse individualismo exacerbado nos torna seres incapazes de enxergamos com veemência o nosso entorno e o consuma em incompreensão, insensibilidade e preconceito. 

Em consequência disso vê-se a todo instante pedintes e moradores de rua ocupando as vias públicas, sempre com a humildade estampada em seus rostos, desejando apenas um pouco de comida para saciar sua fome. A certeza de sua insignificância faz parte de sua consciência. O acesso aos serviços básicos funcionais é restrito e inexistente em muitos os casos. Em suas miseráveis vidas é a penas uma certeza, a morte, que poderá ocorrer a qualquer momento por adventos internos, como doenças ou por questões externas, como violência e variações climáticas. 

Dessa forma é imprescindível que todos se conscientizem, que se sensibilizem com as vítimas das mazelas sociais. É preciso que tenhamos a capacidade de reconhecer as dificuldades dessas pessoas enclausuradas perante aos desafios cotidianos. Os governantes vigentes precisam urgentemente direcionar políticas que viabilizam uma vida digna a essa população, também vale salientar que a educação é o caminho para a estruturação financeira, social e política na nossa nação.

2 de outubro de 2018 0 comentários

Divulgação dos resultados do IDEB 2017 com os alunos

 
Reunião de Gestão com alunos para apresentação da situação atual da escola perante os resultados do IDEB 2017 (Nota 3,0 - Abaixo da média do Estado e do Brasil), os indicadores internos até o segundo período de 2018 (Taxas de aprovação, reprovação e abandono) e a revisão das metas pactuadas no início da gestão (IDEB - 3,2 e IDE MÉDIO - 3,5).


 
;