O Brasil colônia, império e república contribuíram historicamente para o processo da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até os nossos dias. Mais de cem anos fazem que as portas da senzala foram abertas e o negro ainda não é livre , pois, carrega sobre si o peso da exclusão e da discriminação racial.
Embora 45% da população brasileira sejam compostas por afro-descendentes não tem sido suficiente para eliminar ideologias, desigualdades e estereótipos racistas. Ainda persiste, em nosso País, um imaginário étnico-racial que privilegia a brancura da pele e valoriza principalmente as raízes européias da cultura. Diante deste fato, como podemos contribuir para desconstrução de uma cultura que discrimina, exclui e inferioriza o negro?
A partir desse questionamento, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Tereza se propõe a desenvolver em parceria com professores e alunos o Projeto Mãe África. Entendemos que a escola é um ambiente de crescimento, de reflexão e de ação, assim, podemos propiciar a reflexão crítica sobre valores como respeito à diversidade e a cultura negra brasileira.
A África pobre, sem História, com uma população subalterna, sem cultura e escravizada que durante toda história do Brasil foi assim apresenta aos nossos alunos, dará lugar a África mãe. Queremos contribuir com uma nova História que tem como objetivo tirar do anonimato a verdadeira história da África e de seu povo, bem como provocar discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.
O Projeto Mãe África tem como objetivo geral valorizar a cultura negra, contribuindo com a reflexão crítica da realidade criando momentos para manifestações artísticas que provoquem um novo olhar e a afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade.
9 comentários:
Puxa este texto está excelente! Na medida, mesmo! Descreve com exatidão, aquilo que nós professores desejamos alcançar com este movimento! Parabéns aos redatores e às coordenadoras do projeto. Esperamos o total envolvimento dos alunos e a conscientização de todos! Viva a África!!!!
Primeiramente parabéns os Professores que elaborarão O projeto Mãe África, queria também agradecer a vocês que faz Escola Santa Tereza por te convidado O nosso grupo de capoeira e maculelê para participa desse evento maravilhoso.
Esse projeto vai ser um grande aprendizado para os alunos, Eu acho que nesse projeto nós alunos vamos aprende a valoriza os Afro descendentes, e não ser preconceituosos com eles porque tanto eles como todos os seres que habitam a terra são de fundamental importância para a humanidade.
Eu sou: RAFAEL FERNANDES PINHEIRO
1º"B"TARDE
SANTA TEREZA 100% TUDO DE BOM
CAPOEIRA VIVA A ÀFRICA!!!!!!!!
Primeiramente gostaria de dizer que a
escola Santa Tereza e uma escola excelente
e gostaria de dar os parabéns e graças
à escola foi desevolvido o projeto Mãe
África.parabéns novamente.....
Super 100%
Francisco Willamy Pereira!!!!!!!!
Esse projeto tem contribuido muito para um melhor conhecimento do grande significado e contribuição que África deu para o desenvolvimento humano do nosso País. Até na disciplina de matematica vem despertando uma pesquisa incansável por grandes matemáticos africanos que deram grandes contribuições para o desenvolvimento da mesma. Os resultados são incríveis e tenho me surpreendido, pois não conhecia tanto feito dos matematicos africanos. Espero que todos os alunos e professores realizem descobertas fascinantes, como tenho feito. Abraços...
Eu só queria agradecer pela a escola te convidado o nosso grupo de capoeira
Eu gostaria de parabenizar a escola Santa Tereza pelo projeto Mãe África desenvolvido na escola onde teve como objetivo maior conscientizar alunos e professores de que racismo é crime!
Agradecimentos:professora Heloísa,Paulo Robson e Deza.
Ana Paula - 1º B
Oi, volto a infernizar a vida de vocês! Aqueles que não lembram de mim tem a mente pertubarda pelas lembranças que o meu nome evoca!!
Adorei esta foto, estava na biblioteca da Unip quando vi. Quase que eu choro vendo a carinha de Ismael!! (te amo, BB). Sinto falta das aulas que eu tinha, dos colegas, do quanto eu conversava nas aulas!! Agora não abro mais a boca... A recompensa, porém, já veio: a nota mais baixa que tirei foi nove. Entretanto, quando eu estudava no Santa Tereza, conversar muito não me impedia de tirar notas boas.
Como anda o Terceiro ano de 2008? Pior que o meu, é impossível que seja. Não conheço esses alunos que postaram comentários. Mas devo chegar aí antes do fim do mês de junho (vou esperar só a festa junina que a gente vai fazer no sítio pra ir para casa, não agünto mais ficar aqui), e então vou conhecer essas pessoas todas. E rever também aquelas que eu já conheço e que amo tanto. Quando algum de vocês vierem aqui, não deixem de me avisar, que eu hospedo lá em casa e ainda vou ser guia turística. Todos os dias passo por quase todos os pontos turísticos famosos a caminho da escola, desde o Edifício Itália à Catedral da Sé. Ah, e por favor, visitem meu BLOG!! Fiz especialmente para o pessoal daí. Basta pesquisar no Google Leila Magnolia Spabe Blog e clicar no primeiro resultado.
Beijos...
Iremos participar, estamos também com muita saudades de você, apesar de conversar muito você sempre foi uma ótima aluna, desde quando fui seu professor pela 1ª vez na 8ª série, já percebiamos seu talento. Parabéns por tudo e estamos a sua espera...
À minha espera!! Ganhei o mês inteiro, com esta... Vocês me verão em breve, não se preocupem... Eu também não aguento mais de vontade de ir para aí, vou só fazer a P1 e voar para meu habitát natural... Ainda vou pegar talvez uma semana de aula aí no Santa Tereza... E deve ser a semana de prova... Vou passar as respostas de todas as questões da prova para o povo, pra não perder o hábito... Aguardem...
É brincadeira, mas posso eventualmente substituir um professor qualquer para aplicar a prova... Aliás, tô morrendo de saudade de Ismael... Vou assistir uma aula dele ainda!! Beijos especiais para você, primo querido...
Daqui a pouco eu vou estar aí, tá!! Podem esperar!! Vou ficar tendo aula todo dia, cada dia em uma sala diferente... Sabe como é, tenho que conhecer as turmas novas...
Amo vocês... Até breve...
Postar um comentário